Follow falcon_dark on Twitter
Google

segunda-feira, novembro 29, 2010

Porque devemos tirar a Web das mãos da ICANN

Há muito tempo eu escrevi um artigo aqui falando sobre as razões pelas quais deveríamos retirar o controle da web das mãos da ICANN. A repercussão foi boa na época mas o debate, que então também estava presente em outros sites, mostrava que muitas pessoas eram contra a atitude de mexer no que funcionava. Hoje eu escrevo particularmente para aquelas pessoas que defendiam manter o controle da web centralizado na ICANN. Vocês estavam errados!

Nesta semana a ICANN, a pedido do governo dos EUA, censurou cerca de 70 endereços sob a alegação de que eles incentivam a pirataria. Não vejo problema nisso, desde que as proibições deles restringissem apenas os direitos de cidadãos dos EUA. Mas se você ligou os fios percebeu que uma restrição nos TLDs da ICANN afetam a internet como um todo.

Ou seja, por conta de alguma lei dos EUA o resto do mundo, e isso inclui você e eu, não pode acessar determinado conteúdo. Isso é censura. E censura, seja chinesa seja estado-unidense, me enoja. Se você não vê problema nisso não serve para morar no mesmo país que eu. Faça seu passaporte e vá morar lá. E não se esqueça que no aeroporto haverá um scanner corporal que vai vistoriar sua genitália.

Demorou 5 anos, e eu odeio quando o tempo me prova certo, mas tenho mais um motivo para afirmar que o controle da internet deve ir para um conselho formado por, no mínimo, membros indicados pelo G20. Apenas para que a alucinação coletiva de uma sociedade, patrocinada pelos burocratas da mídia, deixe de ser enfiada goela abaixo (ou rabo acima no caso chinês) de gente como eu, que não tem nada a ver com os idiotas religiosos de direita puritanos dos EUA.

Follow falcon_dark on Twitter
Google
Comments:
Deixar o negócio na mão dos EUA ainda é a solução menos pior. Qualquer outro país censuraria muito mais.

No fim das contas isso é tudo resultado do fato de que, ultimamente, a organização que controla a Internet tem que ficar em algum país, e obedecer suas leis.
 
@Anônimo Ao invés dos EEUU, poderia ser sediada num país considerado neutro do ponto de vista das relações internacionais, como por exemplo a Suíça.
 
Incentivam a pirataria?
Concordo plenamente. tem que tirar a web das mãos da ICANN.
 
Com certeza !!!
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?