Follow falcon_dark on Twitter
Google

terça-feira, novembro 02, 2010

Compatibilidade do IE9 surpreende

O W3C fez testes de compatibilidade HTML5 com as versões de teste mais recentes dos maiores navegadores e surpreendeu a todos com o resultado. Os navegadores testados foram:
Internet Explorer Platform Preview 6
Google Chrome 7.0.517.41 beta
Firefox 4 Beta 6
Opera 11.00 alpha (build 1029)
Safari Version 5.0.2 (6533.18.5)

Após vários testes de vários itens que compõe o padrão HTML5 o W3C identificou que, dentre as versões testadas, o navegador mais compatível é o IE9. A informação pegou muita gente de surpresa e alguns usuários protestaram contra os testes, a metodologia ou até a performance. Eles talvez não protestassem se o resultado fosse favorável ao Chrome ou ao Firefox. Mas o fato de que o IE9 será um navegador bastante aderente aos padrões da web já era previsto até por mim. Quem se espantou com essa não está acompanhando de perto o mercado de navegadores.

Isso mostra que, quando quer, a MS pode produzir software com bastante qualidade. O que me faz concluir que o trabalho medíocre apresentado nas versões anteriores do IE e do Windows foi proposital, seja por não ter concorrentes, seja por achar que o mercado não exigiria (e de fato não o fez) software com mais qualidade.

De toda forma, um IE9 compatível, bem escrito e superior aos concorrentes é ótimo para o mercado e eleva o nível contra o qual os outros navegadores terão que se comparar. Acorda Mozilla!

Follow falcon_dark on Twitter
Google
Comments:
Não é bem assim:

As an aside, running IE9 through the decidedly less formal (but still informative) HTML5Test site, the browser doesn’t perform as well as the competition. It scores 90 out of 300 points. Google Chrome scores 231 points and Safari 5 scores 208 points. Firefox 4 Beta 8 slots in at 217 points.

Fonte: http://www.wired.com/epicenter/2010/11/ie9-leads-pack-in-html5-support-not-exactly/#ixzz14B9GOh2S
 
Há controvérsias. O pessoal do do Webkit não pensa assim:

http://www.appleinsider.com/articles/10/11/03/w3c_publishes_extremely_silly_html5_test_results_suggesting_win_for_internet_explorer_9.html
 
Eu estranharia se o pessoal do WebKit pensasse diferente. Entretanto, toda a choradeira não consegue ocultar a verdade.

O que o pessoal do WebKit e do Firefox precisa fazer agora é correr... e parar de reclamar, pois reclamar não vai adiantar.

Se os outros navegadores não evoluirem, perderemos uma nova chance de promover o Linux. Porque o IE9 não rodará em XP, ainda o Windows mais usado. Os usuários de XP procurarão um substituto, para o IE ou para o Windows e farão o caminho mais vantajoso no aspecto custo/benefício. Se o IE9 for tão competente quanto parece que será menos usuários migrarão para outros sistemas diferentes do Windows.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?