Follow falcon_dark on Twitter
Google

quinta-feira, agosto 10, 2006

O começo da era 3D para o Linux e outros

A Intel inaugurou o IntelLinuxGraphics.org onde a empresa torna disponíveis os drivers de vídeo (inclusive com aceleração 3D) para sua família 965. Mas não foi só isso que a Intel inaugurou com este site. Correndo o risco de parecer estapafúrdio eu arrisco dizer que a Intel inaugurou uma nova era, ou onda para ser menos “profético”, para o Software Livre e em especial para o Linux.

Os aceleradores 3D da Intel não são lá muito famosos entre os jogadores ou nos desktops high-end, mercado dominado pela luta entre ATi e nVidia. Mas em máquinas low-end e, especificamente, nos notebooks as placas gráficas da Intel são, muitas vezes, a única alternativa. Então existem muitas dessas placas por aí e muita gente rodando Linux nelas. Agora a AMD abocanhou a ATi em um negócio de 5 bilhões de dólares e parece-me que a Intel não conseguirá concorrer em pé de igualdade no quesito de oferecer aceleração 3D on-board para seus clientes. Trocando em miúdos a participação já tímida, mas bem segmentada, da Intel nesse nicho ficou gravemente ameaçada por sua arqui-rival. A história mostra que nada melhor que uns goles de água salgada para que grandes empresas aprendam a nadar e parece ter sido a última aquisição da AMD a gota que faltava para a Intel tentar se mexer de novo. Agora a Intel sai na frente e disponibiliza seus drivers de vídeo para que a comunidade possa “brincar” um pouco. Mais importante que isso, as distros poderão trazer suporte à esses drivers já na caixinha. Duas chances pra você adivinhar qual será a placa gráfica que melhor será surportada pelo Linux daqui à pouco ;-) E quando falamos em bom suporte não queremos dizer um desempenho 3D de colocar medo, pois aqui os chips da Intel ainda precisam de muita estrada, estamos falando de seu XGL funcionando bem sem aquelas travadas e engasgos ainda proporcionados pelos controladores proprietários de ATi e nVidia.

Certo, então os chips Intel podem ser os mais bem suportados pelo Linux em breve (se é que já não sejam) e daí? Daí que a Intel, que nada tem de boba, quer com isso fisgar os simpatizantes do Linux e outros UNIX-like para notebooks e workstations equipadas com sua plataforma. Intel do chipset ao processador é tudo que a empresa deseja que você tenha e entendendo que um dos grandes problemas do Linux nos desktops é o vídeo 3D ela decidiu ser a primeira a dar à comunidade o que pedimos, imploramos, suplicamos por anos e nunca recebemos: drivers 3D de código aberto. É a melhor atitude da Intel desde que portou seus kits de desenvolvimento para Linux e uma notícia muito boa para todos nós.

Ah... e há o lance da nova era, lembra? Depois que a Intel fez isso uma outra empresa já considera enveredar pelo mesmo caminho: ATi. Prevendo que workstations e notebooks equipados com processadores, chipset e vídeo da Intel podem tornar-se a escolha favorita dos usuários de sistemas não-Windows a AMD/ATi já falou que estuda tornar parte dos drivers 3D da empresa também abertos para que a comunidade possa ajudar em seu desenvolvimento. Isso é muito mais significativo do que se imagina, pois drivers abertos livres ajudam centenas de outros sistemas que estão fora do domínio da Microsoft, como OS/2 Warp, BeOS, Haiku e outros que são usados e esquecidos pelos fabricantes de hardware. Qualquer empresa que forneça bons drivers para esses sistemas “alternativos” garante a preferência de compra de uma legião de pequenos grupos de consumidores que são poucos em número, mas muito fiéis e por vezes barulhentos também ;-)

Com a ATi seguindo a Intel não deve demorar para que a nVidia também tome alguma decisão nesse sentido, pois afinal ela é agora e menos favorecida entre as três. Com essas grandes fabricantes de chipsets e GPUs abrindo seus drivers estaremos entrando na era de aceleração 3D para sistemas operacionais não-Windows e estaremos fazendo isso com drivers tão bons (ou até melhores) quanto os proprietários. Bem que a VIA também poderia aderir e fazer o mesmo, para não ficar para trás.

Essa disputa que começa a surgir ao longe pela atenção da comunidade de SL no ramo gráfico só vai trazer bons frutos. Estou torcendo pela chegada da ATi e aplaudindo de pé a Intel.

Follow falcon_dark on Twitter
Google
Comments:
Realmente uma exelente notícia. Estava mais que na hora de alguém abrir o codigo dos drivers proprietários em 3d, agora é um caminho sem volta, em alguns anos problemas para ativar a aceleração 3d vão ser coisa do passado no Linux.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?