Follow falcon_dark on Twitter
Google

sábado, janeiro 28, 2006

Atualize, ou então...

Quando a Microsoft lançou o Windows XP uma das frases de marketing usadas em suas campanhas no exterior foi: "Atualize ou continue travando". Acho isso extremamente curioso. Existe um conceito que costumava ser apreciado no mundo corporativo de antigamente, aliás não só no mundo corporativo, na sociedade como um todo: credibilidade.

Um criminoso era alguém sem credibilidade, um político é hoje alguém sem credibilidade. Um juiz, um pai, são pessoas que normalmente despertam credibilidade nas pessoas. Credibilidade é algo que alguém tem quando as outras pessoas acham que podem acreditar nas coisas que ela faz ou diz.

Para a Ford, para a GM, para a GE, para muitas outras grandes empresas o conceito de credibilidade sempre foi algo importante. Se os consumidores vêem credibilidade em uma empresa eles estão mais propensos ao comprar seus produtos. A Microsoft nos mostra que não. Tratar os consumidores como idiotas dá no mesmo. O engraçado é que se eu chamo os usuários de Windows de idiotas estou sujeito a receber (merecidamente) todo tipo de críticas. Mas a Microsoft pode chamar seus clientes de idiotas... todo mundo sorri e corre comprar a próxima versão, para entrar no forum do Baboo depois e ficar elogiando essa falácia que é chamada de sistema operacional.

Quando a Microsoft lançou o Windows Me anunciou que era o melhor sistema operacional do mundo, seguro, estável, uma maravilha. Quando lançou o XP aparece com essa, ou atualiza ou vai continuar travando. Vai continuar travando? É, vai continuar travando com nosso produto anterior, porque ele era uma porcaria! Faltou dizer algo?

Imagine por um momento que quando lançar um novo modelo de carro o fabricante diga em sua propaganda: compre esse carro, ou continue correndo o risco de morrer dentro do seu carro atual, que nós fabricamos e lhe vendemos 2 anos atrás. Como você reagiria? Sentiria-se um estúpido? O engraçado é que a equipe básica de desenvolvimento do Windows permanece a mesma, o pessoal do marketing permanece o mesmo, assim como os donos e administradores da empresa, que no geral são os mesmos. Não houve grandes mudanças na equipe de desenvolvimento do Windows. Mas espere, eles fizeram um trabalho ridículo na versão anterior, nós sabemos, ele travava muito e era inseguro, mas agora todos tomaram uma poção mágica e aprenderam a fazer as coisas direito, por isso o XP é tão melhor, por isso você deve atualizar ou continuar travando.

Qual a credibilidade que a Microsoft tem para falar sobre como o Vista será mais seguro, se é esse mesmo papo desde o Windows 95 e sempre que uma versão sai eles dizem que a anterior era mesmo horrível mas que essa nova é perfeita. O sistema perfeito de hoje é o horrível de amanhã, por que? Porque, como eu disse antes, o melhor sistema operacional da Microsoft é sempre o próximo, que sairá daqui a 1 ano, que trará tudo, um sistema de arquivos revolucionário, mais segurança, confiabilidade, mais multimídia, uma nova interface...

E qual será o argumento de venda do Vista? "Ei, compre o novo Windows porque eu odiaria ver algo de ruim acontecendo com seu PC..." e o garoto propaganda será um mafioso, como aqueles que vendem "proteção" aos comerciantes para que estes não sejam assaltados por sua própria segurança.

Bem que com o Vista poderia vir um certificado de trouxa, assim você poderia, feliz e contente, comprar o sistema operacional da Microsoft que ela própria ira considerar como muito ruim daqui a 2 anos. Ou você pode estar a frente da Microsoft e considerá-lo muito ruim agora e procurar uma alternativa. Assim você não gasta seu dinheiro em algo que o próprio fabricante irá desqualificar em breve.

Follow falcon_dark on Twitter
Google
Comments:
O mais legal é que nem lançaram o Vista e estão trabalhando no sucessor! Eu não consigo entender isso. Hehehe...
 
O sistema capitalista sobrevive às custas desse modelo de produção.
Nada mais natural que a Microsoft, uma das pessoas jurídicas mais representantivas nesse sistema, adotar o mesmo modelo, mas de sua maneira "peculiar" de ação sobre o mercado.

E é exatamente essa maneira, "sobre", e não "com", o mercado, é que ela irrita tanto. O "Microsoft-way-of-life" só reflete as consequências mais extremas atualmente quando nos referimos ao nosso sistema político-econômico-social (que, podemos assim dizer, se resume praticamente a só econômico).
Não digo que não possa ficar pior do que isso, mas ela encarna em si todos os reflexos do modelo corporativo que, para conseguir mais poder - que é isso que as corporações almejam -, alienam seus consumidores em um círculo vicioso de consumo, desinformação, obsolescência e novo consumo. Sendo essa a faceta mais cruel desse modelo, apesar de não ser a única: manipulam-se governos, causam a apatia popular, aumentam as diferenças de renda, cultura (ou aculturam tudo por onde passam), sociais e até ideológicas.
Tudo através do marketing e coesão financeiro-social.

Assim a máquina de fazer dinheiro consegue sua matéria-prima para fazer mais dinheiro: uma massa consumidores que não passam de consumidores, no sentido mais tosco da palavra, ou seja, aqueles que obtém algo em prol de sanar um "instinto" obscuro a eles.
 
Consimidores estúpidos = U$ para a Microsoft. Lembro-me de uma vez que um cliente meu pediu para o Moto-Boy ir na Saraiva e comprar um box do Windows XP. Então o BOY ligou de lar e perguntou. Qual eu levo??? o Home ou o Professional??? E agora?? o que eu respondo? ele traz o Home ou o profissional??? A sei lá. qual está mais barato? nenhum presta mesmo. Traz o mais barato mesmo.
É mais ou menos assim que funciona o Sistemas. Na hora de comprar um Windows, não importa qual seja, pois nenhum presta mesmo. Servem apenas para suprir algumas necessidades nossas, e depois de algum tempo jogar fora, para comprar-mos outro...
 
O poderoso Bill Gates vai apoiar a candidatura de Amazonino Mendes ao governo do Estado.
05/Jan/2006 - 06:22
O poderoso Bill Gates vai apoiar a candidatura de Amazonino Mendes ao governo do Estado.

Apertem os cintos. Belisquem-se. Esfreguem os olhos. Você está lendo mesmo um jornal editado em Manaus. O míssil Tomahawk aterrissou ontem, via telefone, por uma fonte política ligada ao grupo de Amazonino. É claro que Gates não estaria fazendo isso pelos belos olhos do candidato. E muito menos por “amor ao Amazonas”. Amazonino ganhando, a Microsoft acopla ao Estado nos próximos meses.

Portal Software Livre Brasil :
http://portal.softwarelivre.org/news/5427

Jornal Amazonas Em Tempo
http://www.emtempo.com.br/arquivos.asp?cd=BD&Data=1/5/2006#0

A mansão hollywoodiana de Amazonino
http://www.amazonpress.com.br/amazonas/dedoc/am25082000.htm

Ae, aproveitem e contribuam com a Wikipedia http://www.wikipedia.org , lá tbm tem ótimos topicos, com os da "Microsoft" e "Bill Gates", pena que imcompletos (hehehe por favor a wikipedia está se tornando uma enciclopedia conceituada, favor nao colocar ofensas nem mentiras calunias, coloquem apenas o q tiverem provas hehehehe como os cases e fusts sobre a microsoft em cima do linux, e quem sabe o q está acima ... uma bom portuges ajuda na veracidade dos fatos ehehhe)
 
Não sei se alguém ja teve a oportunidade de ir à uma apresentação do Windows Vista.

Fui à uma palestra na semana passada, dada pelo Fernando Lemos (um cara do TechNet). A palestra foi na UVV (que paga o maior pau pra Microsoft).

A palestra foi bastante técnica, abordando realmente o que muda (ou deveria mudar) do XP pro Vista. Muita foisa que rodava em user mode foi pra kernel mode (como por exemplo o famoso Firewall do Windows SP2).

Mas o mais engraçado é que ele disse: "Todos os seus aplicativos do Win XP vão funcionar no Vista sem problemas, DESDE QUE, eles tenham sido desenolvidos sob o Framework .NET"

A palestra foi muito boa...
Comparando com o XP, sem dúvidas, ele é um graaande passo adiante...

Mas, me pareceu que eles vão pegar mais pesado com relação à pirataria (ele prometeu q sim, mas duvido que esse seja o interesse da M$)...

Mas definitivamente, não vou trocar todo o meu PC só pra poder rodar um sistema operacional "de última geração". Torço pra que eles parem de dar suporte ao XP logo... Pois assim, a galera migra pra GNU/Linux...
 
e viva a pirataria

nunca gastei dinheiro com a microsoft, e nem pretendo
 
Sem contar aquela propaganda infame que chama os usuários de office antigo de dinossauro
 
Pois é, só idiotas mesmo pra comprarem o novo Windows Não InVista...
 
Sabe aquele tipo de marketing terrorista, q deixa o consumidor com medo de não comprar um determinado produto? O q acontece é mais ou menos isso, só q em vez de vermos uma empresa tentando denegrir o produto de outra, vejam só, a empresa pisa em seus próprios calos publicamente, e o pior de tudo é q os consumidores caem nessa armadilha mal feita e acabam fazendo o "upgrade" do sistema.
Pq na realidade é isso, as versões de windows não passam de um upgrade, os problemas continuam os mesmo, mas a interface... quanta diferença!!!
Um usuário de XP que investir no Vista foi subjulgado ao tipo de medo que a propaganda instilou. É o mesmo medo que dá qd o windows pede a reinicialização após instalar programas, o botão de OK é quase um botão de auto implosão pro computador, mas vc clica mesmo assim... se travar... bom, travou, se precisar formatar o HD, já aproveita pra instalar a versão nova... pelo menos a Microsoft lança um novo sistema que não trava... ou quase!
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?