Follow falcon_dark on Twitter
Google

sexta-feira, março 11, 2005

Manifesto à OMPI

OMPI é a Organização Mundial de Propriedade Intelectual e este manifesto acompanhado de uma petição pública pede que uma reforma seja feita na organização desta instituição para que mais transparência seja dada ao processo que define as regras de registro de propriedade intelectual no mundo. É importante que todos aqueles ligados ao software livre estejam cientes e, caso concordem com a petição, incluam seu nome.

Não há nada de errado com a propriedade intelectual em si, de fato ela é até algo benéfico para creditar as pessoas por suas idéias. O problema da sociedade moderna encontra-se em como os governos dos países chamados desenvolvidos decidiram manejar a propriedade intelectual. Foi criado então um sistema de patentes que inibe a criatividade e processa tudo e todos que colocam-se no caminho das grandes corporações e o dinheiro. É nossa missão como membros de uma sociedade civil organizada combater isso.

A notícia chegou a mim por um e-mail de Claudio Filho na lista de desenvolvimento do Mozilla e veio acompanhada de uma citação interessante:

Se você é um(a) programador(a) de computador ou político, está enfermo(a), possui deficiência auditiva, visual ou motora, se você é um(a) estudante, acadêmico(a) ou cidadão(ã) preocupado(a) com acesso ao conhecimento e com a ausência de equilíbrio entre detentores de direitos e o interesse público, no âmbito de países desenvolvidos e principalmente em países em desenvolvimento ou de menor grau de desenvolvimento, por favor leia a carta anexa e considere assiná-la.
e por uma frase de Gandhi:
"Primeiro eles o ignoram, depois eles riem de você, depois eles travam uma batalha com você, depois você VENCE"

Já ignoraram o software livre, há pouco tempo riam do software livre e agora uma verdadeira batalha está sendo travada a cada página impressa de revista, em cada website sobre TI na internet. Como será o futuro da humanidade depende apenas de como a sociedade irá organizar-se para exigir seus direitos.

Follow falcon_dark on Twitter
Google
Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?